Como funcionam as cooperativas de crédito no Brasil? (2023)

De acordo com o WOCCU (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito), existem mais de 85 mil cooperativas de crédito no mundo, representando mais de 274 milhões de cooperados nas nações em que essas organizações marcam presença (são 117 países).

O cooperativismo de crédito também é um dos setores que mais crescem no país. Segundo o Anuário do Cooperativismo Brasileiro, em 2020, havia 15,5 milhões de cooperados e 5.314 cooperativas, empregando 427.576 pessoas. Para fazer parte desse ramo tão promissor, o ideal é conhecer como funcionam as cooperativas de crédito no Brasil.

Neste conteúdo, explicamos tudo sobre o tema. Saiba mais sobre as características desse sistema e entenda o que o torna vantajoso!

Como o cooperativismo surgiu no Brasil?

A história desse modelo de atuação ganhou força com algumas iniciativas dos jesuítas, no final do século 19, após a colonização. No princípio, o foco do cooperativismo tinha a ver com a criação de áreas rurais produtivas e voltadas para a compra e venda.

Tempos depois, com o desenvolvimento de São Paulo, surgiu a inédita Cooperativa de Consumo dos Empregados da Companhia Paulista, em 1887. Dois anos mais tarde, com a expansão da mineração, foi fundada a Sociedade Econômica Cooperativa dos Funcionários Públicos de Minas Gerais.

Nos anos seguintes, a proposta solidária começou a se espalhar. Demorou um tempo, mas, na década de 1960, foi criada a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Esse era o ponto de partida rumo à representação e à consolidação desse modelo.

Nos anos 1970 surgiram as primeiras legislações, mas foi em 1990 que o sistema ganhou força e passou a ser reconhecido.

Como o sistema funciona no país?

Independentemente do tipo, todas as cooperativas funcionam de maneira parecida no Brasil. Por definição, essas instituições são associações sem fins lucrativos, de pessoas com interesses em comum. A formação prevê conceitos democráticos relevantes, como o poder de voto igual para todos.

(Video) O que é Cooperativa de Crédito?

Também é importante notar que o número de cooperados é ilimitado; mas, normalmente, eles atendem a alguns quesitos. Assim, o foco principal está na formação de serviços.

A figura das cooperativas de crédito no Brasil, bem como de outras instituições do tipo, se destaca em função do tratamento diferenciado. Afinal, tais associações não estão sujeitas à falência, por exemplo. Além disso, contam com valores menores de impostos e condições específicas.

O que é a Política Nacional de Cooperativismo?

Também é essencial verificar quais são as condições previstas, por lei, para que associações do tipo existam. Essa regularização, na verdade, demorou um pouco.

Em 1971, foi sancionada a Lei nº 5.764, que define a Política Nacional de Cooperativismo. Ela estabelece as características das sociedades cooperativas, bem como suas classificações, direitos e obrigações.

É fundamental que todas as sociedades coletivas do tipo atendam aos requisitos. As cooperativas de crédito no Brasil, por exemplo, são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil, enquanto outras envolvem órgãos diferentes.

O tratamento ainda envolve a atuação do Conselho Nacional de Cooperativismo. Portanto, foi graças a essa lei que o sistema se tornou totalmente regulamentado.

Como operam as cooperativas de crédito no Brasil?

Ao falar nas cooperativas de crédito, as principais regras são mantidas, pois são válidas para todas as instituições do tipo. No entanto, não se pode desconsiderar que esse é um sistema bastante específico e que, por isso, merece atenção especial.

Basicamente, as cooperativas de crédito no Brasil são instituições financeiras, sem fins lucrativos e voltadas para a prestação de serviços financeiros para seus cooperados. Elas envolvem diversas atividades, como a criação de conta corrente, fornecimento de cartão de crédito e débito, realização de investimentos e assim por diante. Por isso, podem substituir os bancos tradicionais e ainda trazer várias vantagens.

(Video) Entenda o que são cooperativas de crédito e sua importância para nossa sociedade

Inclusive, em quase 600 municípios do Brasil, as cooperativas de crédito são as únicas instituições financeiras existentes — e cumprem todos os requisitos regulatórios estabelecidos pelo Banco Central do Brasil e pelo Conselho Monetário Nacional.

Por não ter caráter lucrativo, as sobras financeiras são distribuídas de maneira proporcional, de acordo com o uso, aos cooperados. O voto, por outro lado, é igualitário e todos têm o mesmo peso, independentemente dos valores aplicados e tomados.

Como funcionam as cooperativas de crédito no Brasil? (1)

Organização estrutural

Por causa da elevada concentração bancária, as instituições precisam competir em pé de igualdade. Então, o sistema é dividido em níveis, os quais influenciam o funcionamento das cooperativas de crédito no Brasil.

Essa divisão está prevista pela lei. As cooperativas singulares formam a base, e têm, no mínimo, 20 pessoas como cooperadas.

Já as centrais ou federações de cooperativas têm, no mínimo, 3 singulares em sua estrutura. Para formar confederações de cooperativas centrais, é necessário que haja, no mínimo, 3 cooperativas centrais ou federações.

A divisão, entretanto, acaba sendo positiva. Ela é ideal para que mais pessoas possam acessar os benefícios, já que as singulares estão espalhadas por todo o país.

Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC)

Para além da Política Nacional de Cooperativismo, as cooperativas de crédito no Brasil têm uma definição extra. Criado por meio da Lei Complementar 130/2009, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) é responsável por estruturar ainda mais o modelo. É por meio dele que ocorre a classificação em níveis, por exemplo.

Há outros conceitos trazidos pelo sistema, como as cooperativas singulares clássicas, que só transacionam com moeda nacional. Já as plenas praticam todas as operações financeiras. Por ajudar a organizar, compor e direcionar a atuação das cooperativas, essa é uma das maiores conquistas do setor.

(Video) Conheça o funcionamento de uma cooperativa de crédito

Quais são os benefícios desse modelo?

As cooperativas de crédito no Brasil são vantajosas porque, primeiramente, reúnem pessoas com os mesmos interesses e oferecem soluções para diferentes demandas.

Elas oferecem, ainda, a possibilidade de pagar menos pelos serviços — tanto em função do tratamento diferenciado da lei, quanto por não ter fins lucrativos. Todos que se associam saem ganhando e podem ter suas principais necessidades atendidas.

Além disso, vale lembrar que as empresas também podem optar pelo cooperativismo de crédito. O Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), inclusive, tem oferecido muitos benefícios às micro, pequenas e médias empresas, bem como aos produtores rurais.

Quando é o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito?

Talvez nem todos saibam, mas existem algumas datas especiais para as cooperativas. Uma delas é o Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC). A celebração acontece, desde 1948, na terceira quinta-feira de outubro. Em 2021, a celebração aconteceu em 21 de outubro.

O destaque no setor financeiro

Trata-se de uma data que foi estabelecida para comemorar o percurso das cooperativas de crédito de todo o mundo. É um dia especial que também lembra que o modelo cooperativista transforma o cenário do sistema financeiro.

As pessoas fazem com que as cooperativas tenham grande importância. As cooperativas agem como centros que conferem segurança aos cooperados. Elas oferecem não apenas crédito, mas educação financeira e inclusão social.

Há uma série de produtos/serviços atrativos, com valores e taxas competitivos. Por esse motivo, elas conseguem captar uma quantidade maior de adeptos a cada ano.

As cooperativas de crédito no Brasil destacam-se cada vez mais no Sistema Financeiro Nacional, pois oferecem atendimento democrático e personalizado.

(Video) Sicredi: saiba como funciona esta cooperativa de crédito

A celebração do capital humano

No Dia Internacional das Cooperativas de Crédito, celebra-se, acima de tudo, o capital humano. Estamos nos referindo a milhões de pessoas que procuram e encontram nas cooperativas tudo que necessitam quando falamos de produtos e serviços financeiros.

E em relação ao Dia Internacional do Cooperativismo?

O Dia Internacional do Cooperativismo é comemorado, todos os anos, no primeiro sábado do mês de julho (dia 3, em 2021). É uma data que existe desde 1923, mas apenas em 1995, foi oficialmente decretada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Os anos de 2020 e 2021 foram especiais para a comemoração dessa data por causa da pandemia da Covid-19.

Todas as cooperativas têm revelado sua importância nessa crise, esforçando-se para manter a prestação de serviços, os empregos e os postos de trabalho.

No Brasil, comemoramos o Dia Internacional do Cooperativismo lembrando todas as ações que as cooperativas praticam e beneficiam a população durante todo o ano.

Como você pôde ver, as cooperativas de crédito no Brasil funcionam como alternativas interessantes aos serviços prestados por bancos e instituições tradicionais, garantindo ótimos resultados.

E então, o que achou do conteúdo? O post despertou seu interesse? Aproveite para se aprofundar no assunto: confira nosso artigo sobre os 6 motivos para valorizar o cooperativismo no Brasil!

Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados.

(Video) Cooperativas de Crédito - Conhecimentos Bancários

LEIA TAMBÉM

7 Princípios do Cooperativismo: saiba o que rege as ações das cooperativas de créditoAs cooperativas são entidades sem fins lucrativos? Entenda!

FAQs

Como funciona uma cooperativa de crédito? ›

Cooperativa de crédito é uma instituição financeira formada pela associação de pessoas para prestar serviços financeiros exclusivamente aos seus associados. Os cooperados são ao mesmo tempo donos e usuários da cooperativa, participando de sua gestão e usufruindo de seus produtos e serviços.

Como uma cooperativa ganha dinheiro? ›

É ato próprio de uma cooperativa de crédito a captação de recursos, a realização de empréstimos aos cooperados bem como a efetivação de aplicações financeiras no mercado, o que propicia melhores condições de financiamento aos associados.

Qual a vantagem de uma cooperativa de crédito? ›

Entre os principais benefícios de uma cooperativa de crédito, podemos citar o atendimento humanizado, participação ativa dos cooperados, rendimentos mais altos e taxas de juros mais baixas. Diferentemente do banco, o foco aqui é no interesse coletivo da associação.

Como funciona uma cooperativa no Brasil? ›

Uma sociedade cooperativa é uma livre associação entre trabalhadores da mesma atividade econômica. O grupo se forma para prestar serviços de qualidade aos membros e para obter vantagens competitivas no mercado. Para ilustrar, digamos que você precise adquirir equipamentos antes de abrir uma loja.

Qual a diferença entre um banco e uma cooperativa de crédito? ›

Os bancos, por sua vez, operam com o público em geral. Outra diferença é que os bancos captam clientes, os quais não fazem nenhuma intromissão sobre os rumos da instituição. Já a cooperativa é formada por associados, e cada um é “dono” autorizado a participar das decisões de gestão desse grupo.

Qual a melhor cooperativa de crédito do Brasil? ›

Do crédito à colheita: as maiores cooperativas da Melhores e Maiores 2022
Ranking SetorEmpresaPatrim. Líq. 2021(1)
1Coamo7.429.712
2Comigo2.971.281
3Cocamar1.750.731
4Cooperalfa2.359.820
10 more rows
13 Sept 2022

Quais as desvantagens de uma cooperativa? ›

Gerenciamento ineficiente: Uma cooperativa é gerenciada apenas pelos seus membros, que muitas vezes não possuem habilidades de gestão. Isso é considerado uma das maiores desvantagens do setor, pois a ineficiência da administração pode impedir o sucesso da organização.

Quem fica com os lucros da cooperativa? ›

Em outras instituições, como os bancos tradicionais, essas sobras se consolidam como lucros e são distribuídas entre os acionistas. Já no caso de uma cooperativa de crédito, o total é dividido entre todos os cooperados.

Quem é o dono de uma cooperativa? ›

A propriedade coletiva é um patrimônio que pertence a uma sociedade e não a um único indivíduo. Dessa forma devemos concluir que a cooperativa é a junção da sociedade de pessoas com a empresa coletiva. E sendo assim, a cooperativa não tem sócios – são os sócios que têm a cooperativa.

Qual é a melhor cooperativa? ›

Sicredi está entre as cinco melhores instituições financeiras brasileiras no ranking mundial da Forbes. Instituição financeira cooperativa sobe três posições no atual ranking World's Best Banks 2022, que avalia critérios como atendimento e serviços digitais dos bancos em 27 países.

Como participar de uma cooperativa de crédito? ›

Passo a passo: como fazer parte de uma cooperativa
  1. Escolha o ramo de atividade. Existem cooperativas de diferentes naturezas, conforme o segmento de atuação e as necessidades dos membros. ...
  2. Analise o Estatuto Social. ...
  3. Conheça os serviços oferecidos. ...
  4. Reúna a documentação. ...
  5. Deposite sua cota parte.
22 Feb 2021

Qual a melhor cooperativa de crédito para se trabalhar? ›

Entre as cooperativas de porte médio, as posições de destaque ficaram com o Sicoob Metropolitano, a Cooperativa de Crédito Cocred, Sicoob Engecred – Regional Goiás e a Viacredi Alto Vale. Entre as de pequeno porte, o grande destaque foi a Cooperativa de Crédito Crediluz – Sicoob Crediluz.

Quanto paga uma cooperativa? ›

Já as cooperativas de trabalho e serviços são contribuintes do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), sobre valor da nota fiscal. As alíquotas variam de 2% a 5%. Além destes tributos, há incidências das contribuições previdenciárias sobre a folha de pagamento, incluindo o PIS-Folha, o INSS e o FGTS.

Como funciona o pagamento em uma cooperativa? ›

Os ganhos são compartilhados de forma proporcional aos serviços realizados pelos cooperados. Portanto, não há nem o pagamento de salários, nem o recebimento de valores fixos. Na cooperativa, diversos profissionais que realizam uma atividade em comum se reúnem para melhorar a renda e as condições de trabalho.

Quanto ganha um dono de cooperativa? ›

Quanto ganha um gestor de cooperativas?
PorteTraineePleno
Grande EmpresaR$ 2.813,19R$ 4.395,61
Média EmpresaR$ 2.163,99R$ 3.381,24
Pequena EmpresaR$ 1.664,61R$ 2.600,95
20 May 2021

Qual é a maior cooperativa do Brasil? ›

1º | Copersucar

A maior organização cooperativa do Brasil é formada por 34 usinas pertencentes a 20 grupos econômicos e espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás.

Porque abrir conta em uma cooperativa? ›

Em uma cooperativa, o correntista não é apenas um cliente – é chamado de cooperado porque também é dono do empreendimento. Por isso, ele tem acesso a produtos e serviços financeiros com juros e tarifas menores, além de receber um tratamento personalizado.

É melhor ter conta em banco ou cooperativa? ›

Além de uma possibilidade de participação que não existe nos bancos comerciais, as cooperativas têm outra vantagem: taxas menores. Levantamento do MyNews com base em dados do Banco Central mostram que os clientes de cooperativas gastam, na comparação com os bancos tradicionais, menos em diversos serviços.

Como saber se a cooperativa é confiável? ›

Cheque a reputação da cooperativa: utilize ferramentas como o Reclame Aqui, o Procon e a Proteste para consultar se há reclamações e se os cooperados estão satisfeitos ou não com os serviços. Se possível converse com algum cooperado e tire todas as dúvidas que tiver.

Quem paga melhor Sicoob ou Sicredi? ›

Salários. A empresa Sicredi tem 3.564 salários publicados a mais do que a empresa Sicoob.

Qual é o nome da primeira cooperativa de crédito do Brasil? ›

O cooperativismo de crédito teve início em 1902, quando foi constituída a primeira Cooperativa de Crédito brasileira no município de Nova Petrópolis (RS), recebendo o nome de Caixa Econômica de Empréstimos “Amstad” de Nova Petrópolis – Sparkase Amstade (que em alemão significa Caixa Geral de Depósitos), que no início ...

Quais os riscos de uma cooperativa? ›

Assim como qualquer outra instituição, muitos são os riscos ao qual uma cooperativa está exposta, como exemplo, da visão macroeconômica, tem-se o risco financeiro de mercado como taxas de juros e mudanças no cenário político e econômico, que num país como o Brasil são variáveismuito instáveis.

Porque a cooperativa não pode falir? ›

De acordo com o parágrafo único do artigo 982 do Código Civil, a cooperativa é considerada uma sociedade simples. A sociedade simples não está sujeita à falência, assim não se aplica o instituto falimentar à cooperativa.

Quantas pessoas são necessárias para se formar uma cooperativa? ›

Em geral, uma cooperativa precisa de, no mínimo, 20 pessoas para ser constituída. Mas no caso das cooperativas de trabalho ou produção, 7 pessoas são suficientes.

Quem trabalha em cooperativa tem direito? ›

O agente cooperado, quando atua em uma legítima cooperativa não possui direitos trabalhistas. Todavia, quando há configuração da fraude por desvio de finalidade, ou seja, quando a cooperativa atua como mera intermediadora de mão de obra, podem ser exigidos os direitos trabalhistas, tais como: fundo de garantia (FGTS)

Por que as sobras da cooperativa são diferentes de lucro? ›

Diferentemente de um banco, onde os lucros ficam nas mão apenas dos grandes acionistas, no modelo de instituição cooperativa TODOS os cooperados recebem sua participação nas Sobras de maneira proporcional às suas movimentações financeiras.

É possível vender uma cooperativa? ›

Independente do tipo de cooperativa, caso a mesma esteja regularizada com o Estatuto Social registrado na Junta Comercial, é possível vende-la, sim!

De quem é a responsabilidade de prestação de contas da cooperativa? ›

Os administradores são obrigados a prestar aos sócios contas justificadas de sua administração, e apresentar-lhes o inventário anualmente, bem como o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

O que uma cooperativa vende? ›

Investimentos e compra de insumos

Os investimentos e as compras de insumos são feitos em quantidades maiores, pois devem atender a uma grande quantidade de produtores. Assim, a cooperativa também consegue negociar preços melhores e faz compras mais baratas.

Quais as 5 maiores cooperativas do Brasil? ›

Grandes cooperativas do Brasil
  • Aurora Alimentos. Fundada em 1969, por 18 homens que representavam oito cooperativas de Santa Catarina, a Aurora Alimentos hoje é a maior cooperativa produtora de alimentos do Brasil e referência no mundo em tecnologia e produção de carnes. ...
  • Lar. ...
  • COAMO. ...
  • Sicredi. ...
  • Copersucar. ...
  • Frimesa.
4 Nov 2022

Quantas cooperativas existem hoje no Brasil? ›

O número total de cooperativas subiu para 4.880. Representatividade - “Já somos 8% da população brasileira e vamos continuar crescendo”, afirma o presidente Márcio Lopes de Freitas.

Quais as vantagens de ter uma conta no Sicredi? ›

No Sicredi, os associados fazem parte de tudo isso e muito mais.
  • Listamos algumas vantagens em ser associado Sicredi:
  • 1 - Somos mais do que um banco.
  • 2 - Participação nas decisões.
  • 3 - Distribuição dos Resultados.
  • 4 - Digital como é preciso ser, humano como a gente é
  • 5 - Desenvolvimento da região.
1 Dec 2021

Quem autoriza cooperativa de crédito? ›

As cooperativas de crédito são autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central, ao contrário dos outros ramos do cooperativismo, tais como transporte, educação e agropecuária.

Qual o nome da profissão de quem trabalha em cooperativa de crédito? ›

cooperativista: os empregados.

Qual o número mínimo de cooperados em uma cooperativa de crédito? ›

R - Não poderá ser inferior à soma de 20 quotas-parte, pois 20 é o número mínimo de cooperados para a constituição de uma cooperativa.

Quais os cargos em uma cooperativa de crédito? ›

Cargos e Salários Operacionais do Setor de Cooperativas de Crédito Mútuo. Tabela com os salários dos cargos operacionais mais contratados para o setor de Cooperativas de Crédito Mútuo. São auxiliares, ajudantes, atendentes, agentes, vendedores, assistentes, operadores, técnicos, supervisores e todo pessoal de apoio.

É bom trabalhar em uma cooperativa? ›

Uma das vantagens de contratação por cooperativa de trabalho é que o custo se baseia no salário base do sócio, com uma taxa de impostos e adicional de taxas administrativas e dos benefícios, que variam de acordo com o próprio tomador de serviços.

Quem trabalha no Sicoob e bancário? ›

Empregados de cooperativas de crédito não podem ser enquadrados na categoria de bancário.

Quanto ganha um cooperado da Sicoob? ›

Levantamento realizado pelo Sicoob aponta que em 2020 cada cooperado ativo, somando os benefícios da precificação mais em conta e do resultado contábil do Sistema, teve um retorno médio de R$ 3,1 mil ao eleger a cooperativa como sua instituição financeira.

Precisa pagar para ser cooperado? ›

Coop - Ser cooperado é grátis, fácil e você não precisa... | Facebook.

O que aconteceu com o banco Sicoob? ›

O Banco Central determinou, no início deste mês, a extinção da Sicoob Unimais Bandeirante (Cooperativa de Crédito dos Médicos e Demais Profissionais da Saúde, Pequenos Empresários, Microempresários e Microempreendedores), com sede em Americana.

Como recebe um cooperado? ›

Todos os cooperados devem receber de acordo com o serviço prestado. Por exemplo, em uma cooperativa médica, os médicos devem receber de acordo com as consultas realizadas, e não um valor aleatório pelos plantões.

Quais são as regras de uma cooperativa? ›

A sociedade cooperativa apresenta os seguintes traços característicos:
  1. 1) É uma sociedade de pessoas.
  2. 2) O objetivo principal é a prestação de serviços.
  3. 3) Pode ter um número ilimitado de cooperados.
  4. 4) O controle é democrático: uma pessoa = um voto.
  5. 5) Nas assembleias, o “quorum” é baseado no número de cooperados.

Quanto ganha um gerente de banco Sicoob? ›

O salário médio pago pela empresa SICOOB para o cargo de Gerente (Brasil) é aproximadamente R$ 2.739 por mês, ou seja, 14% abaixo da média nacional.

Quem trabalha em cooperativa tem direito a férias? ›

A lei determina que os sócios-cooperados tenham direito ao descanso anual remunerado, equivalente a férias. Ou seja, depois de um ano atuando como sócio cooperado no projeto, o profissional pode ter direito ao seu descanso.

Quantas pessoas são necessárias para formar uma cooperativa de crédito? ›

Para constituir uma cooperativa são necessárias, no mínimo, 20 pessoas físicas.

Quantas pessoas são necessárias para abrir uma cooperativa de crédito? ›

A etapa inicial do processo se dá a partir da formação de um grupo de no mínimo 20 pessoas. Após contato com a Central Ailos, o grupo receberá orientação sobre o processo para a constituição da Cooperativa, e esclarecimentos acerca dos valores e propósitos cooperativistas.

Quantas pessoas são necessárias para formar uma cooperativa? ›

Em geral, uma cooperativa precisa de, no mínimo, 20 pessoas para ser constituída. Mas no caso das cooperativas de trabalho ou produção, 7 pessoas são suficientes.

Quais as vantagens e desvantagens de uma cooperativa? ›

Abaixo listamos algumas vantagens da sociedade cooperativa: Fácil constituição: A formação de uma organização cooperativa é simples se comparada à de qualquer outra organização empresarial. Não limita quantidade de pessoas, o processo de registro é simples e também não restringe a entrada e saída de membros.

Como declarar dinheiro em cooperativa de crédito? ›

“O saldo da cota de capital de sociedade cooperativa deve ser informado na ficha 'Bens e Direitos', no 'Grupo 03 – Participações Societárias', sob o código '02 – Quotas ou quinhão de capital'.

Qual a maior cooperativa de crédito? ›

A primeira colocada em nível nacional é a Sicoob Credicitrus, de SP, com R$ 5,7 bilhões em ativos, seguida da segunda que é a Viacredi de Blumenau, com R$ 5,3 bi de ativos.

Qual é o órgão máximo de uma cooperativa de crédito? ›

Assembleia Geral em uma Cooperativa de Crédito

É o órgão máximo da sociedade cooperativa, responsável pelas decisões de interesse do empreendimento. As deliberações desta assembleia devem ser acatadas por todos os cooperados, inclusive os ausentes e/ ou discordantes, privilegiando sempre o interesse coletivo.

Como entrar em uma cooperativa de crédito? ›

Passo a passo: como fazer parte de uma cooperativa
  1. Escolha o ramo de atividade. Existem cooperativas de diferentes naturezas, conforme o segmento de atuação e as necessidades dos membros. ...
  2. Analise o Estatuto Social. ...
  3. Conheça os serviços oferecidos. ...
  4. Reúna a documentação. ...
  5. Deposite sua cota parte.
22 Feb 2021

Videos

1. Quais são as vantagens e desvantagens das cooperativas de crédito? - #CerbasiResponde
(Gustavo Cerbasi)
2. Entenda como FUNCIONAM as Cooperativas de Crédito.
(Meu Certificado)
3. Cooperativas de Crédito: Conceito e Como Funcionam
(Brayan Souza)
4. Como funciona o cooperativismo de crédito
(RICTV Record Blumenau)
5. COOPERATIVAS DE CRÉDITO SÃO MELHORES DO QUE BANCOS? Como uma cooperativa de crédito pode me ajudar ?
(Finanças Para a Família)
6. BC fala sobre a importância do Cooperativismo de Crédito.
(Banco Central do Brasil)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Virgilio Hermann JD

Last Updated: 02/21/2023

Views: 5972

Rating: 4 / 5 (41 voted)

Reviews: 88% of readers found this page helpful

Author information

Name: Virgilio Hermann JD

Birthday: 1997-12-21

Address: 6946 Schoen Cove, Sipesshire, MO 55944

Phone: +3763365785260

Job: Accounting Engineer

Hobby: Web surfing, Rafting, Dowsing, Stand-up comedy, Ghost hunting, Swimming, Amateur radio

Introduction: My name is Virgilio Hermann JD, I am a fine, gifted, beautiful, encouraging, kind, talented, zealous person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.