Publicado em 5 julho, 2021
Atualizado em 8 julho, 2022 | Leitura: 5 min
As cooperativas de enfermagem são associações autônomas de enfermeiros formados que se unem, voluntariamente, para suprir demandas e necessidades econômicas e sociais. Tudo isso através de uma organização de propriedade comum e administrada de forma democrática.
Assim, o conceito é orientado pela doutrina do cooperativismo, que evidencia a importância da colaboração e da associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, para obter vantagens em suas atividades econômicas e profissionais.
Numa cooperativa de enfermagem, portanto, as regras são ditadas pelo grupo, o que significa que todos os profissionais envolvidos são responsáveis por construir o seu modelo de trabalho e compartilham a responsabilidade pela propriedade da empresa.
Para saber mais sobre como funcionam essas instituições, continue a leitura.
O que é uma cooperativa de enfermagem?
Veja neste artigo
- 1 O que é uma cooperativa de enfermagem?
- 1.1 Origem e dados
- 2 Como criar uma cooperativa de enfermagem?
- 3 Como funciona uma cooperativa de enfermagem e quais seus benefícios?
- 4 E qual a diferença entre cooperativa e home care?
As cooperativas de enfermagem resumem-se a sociedades de profissionais de natureza jurídica constituídas para prestar serviços aos associados. Entre as suas principais características estão a adesão voluntária, o número ilimitado de associados, a variação do capital social, a singularidade de voto e o retorno financeiro proporcional às operações realizadas por cada profissional.
Origem e dados
A primeira cooperativa voltada para a área da saúde, segundo dados históricos, surgiu no Brasil em 1960, quando um grupo de médicos de Santos (SP) se uniu para atender a demanda local. Desde então, o modelo se espalhou para as demais regiões brasileiras e também para o exterior.
Em 1971 foi sancionada aPolítica Nacional do Cooperativismo (5764/71), instituindo o regime jurídico desse tipo de instituição. Ao longo dos anos, outras diretrizes e leis foram estabelecidas para as cooperativas de saúde – inclusive por operarem planos de saúde –, e é preciso estar de acordo com elas para funcionar.

Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), atualmente há 813 cooperativas de saúde no país. Juntas, elas atendem aproximadamente 25 milhões de pessoas. O setor movimenta cerca de R$ 36 bilhões por ano e representa 32% do mercado privado de saúde nacional. Acredita-se, inclusive, que o Brasil possui o maior cooperativismo médico do mundo.
Como criar uma cooperativa de enfermagem?
Uma cooperativa deenfermagem tem início a partir da união de profissionais do setor em torno de um mesmo objetivo, de modo que todos compartilhem a responsabilidade de serem donos do negócio. É preciso um mínimo de 20 profissionais associados, e todos eles devem fazer o Curso Básico de Cooperativismo.
Assim, para fundar uma cooperativa de enfermagem, o primeiro passo deve ser determinar os principais objetivos da instituição, escolher uma comissão e um responsável pela coordenação dos trabalhos.
Mais um aspecto fundamental é a criação do estatuto da cooperativa, reunindo as informações que funcionarão como base de orientação aos cooperados. O documento deve conter:
- Denominação, sede, prazo de duração, área de ação, objeto da sociedade, fixação do exercício social e da data de levantamento do balanço geral.
- Direitos e deveres dos associados, natureza de suas responsabilidades e condições de admissão, demissão, eliminação e exclusão, bem como as normas para representação.
- Capital mínimo, valor da quota-parte, mínimo de quotas a ser subscrito pelo associado, modo de integralização, condições de sua retirada nos casos de demissão, eliminação ou exclusão.
- Forma de devolução das sobras registradas aos associados ou do rateio das perdas apuradas.
- Modo de administração e fiscalização (estabelecendo os respectivos órgãos), definição de suas atribuições, poderes e funcionamento, representação ativa e passiva da sociedade em juízo ou fora dele, prazo do mandato e processo de substituição dos administradores e conselheiros fiscais.
- Formalidades de convocação das assembleias gerais e validade das suas deliberações (vedado o direito de voto aos que nelas tiverem interesse particular, sem privá-los de participar dos debates).
Para formar o capital social necessário para a viabilização da cooperativa, cada grupo deverá construir um projeto de viabilidade econômica, calcular o valor total e definir com quanto cada associado deverá contribuir. O capital será subdividido em quotas, cujo valor unitário não poderá ser superior ao maior salário mínimo vigente no país.
Como funciona uma cooperativa de enfermagem e quais seus benefícios?
Uma cooperativa de enfermagem deve se destacar, estritamente, pela qualidade dos serviços prestados e pelas habilidades de seus cooperados, bem como oferecer uma infraestrutura completa para que isso ocorra. Dentre os benefícios em contratar uma cooperativa de enfermagem está, por exemplo, a garantia da reposição de profissionais qualificados e uma prestação de serviços de alto padrão.

Uma cooperativa de enfermagem deve basear suas atividades em sete princípios aprovados e utilizados desde a época em que a primeira cooperativa foi formada, como:
- 1º. Adesão voluntária e livre;
- 2º. Gestão democrática;
- 3º. Participação econômica dos membros;
- 4º. Autonomia e independência;
- 5º. Educação, formação e informação;
- 6º. Intercooperação;
- 7º. Interesse pela comunidade.
E qual a diferença entre cooperativa e home care?
O home care caracteriza-se pelo atendimento domiciliar prestado por profissionais autônomos a um paciente que precisa de acompanhamento e cuidados especiais. Já a cooperativa de enfermagem é uma instituição de enfermeiros associados a políticas e regimentos oficiais que trabalham para instituições de saúde credenciadas.
Para saber mais sobre as cooperativas de enfermagem, saúde e outras, acesse o site da OCB. E para ler mais conteúdos sobre o mercado de trabalho, continue acompanhando nosso blog.
Conteúdos Relacionados
Publicado em 23 fev, 2022
Publicado em 18 mar, 2022
Publicado em 19 mar, 2021

Redação Escala
Textos assinados por nossa equipe especialista em produção de conteúdo e gestão inteligente de trabalho.
Todos os posts
14 respostas
Bom dia! Sou técnico de enfermagem e queria fazer parte de uma cooperativa.
(Video) Entenda como funciona uma cooperativaResponder
André, existem diversas cooperativas de enfermagem pelo Brasil. Informe-se sobre alguma opção próxima à sua localidade e verifique os requisitos necessários para fazer parte.
Responder
Boa noite,sou técnica de enfermagem e gostaria de fazer parte de uma cooperativa!
Responder
Olá, Maria! Existem diversas cooperativas de enfermagem pelo Brasil. Informe-se sobre alguma opção próxima à sua localidade e verifique os requisitos necessários para fazer parte. Uma busca na internet pode ajudar!
Responder
Bom dia sou tec de enfermagem, trabalho em uma cooperativa a 5 anos que no atual momento está com muitos problemas e isso tem me afetado financeiramente.
Trabalhando muito e ganhando pouco!
Gostaria de saber se eu me desligar se eu ganho alguma capital !
Pois foi me informado que se caso alguém se desliga-se um valor seria retornando para o cooperador.
Poderia me informar?!Sara, quando o cooperado se desliga de sua cooperativa, tem o direito de receber de volta o capital integralizado. Verifique os termos do Estatuto da cooperativa a qual você faz parte para entender melhor quais os procedimentos a serem seguidos.
Responder
Sou técnica de enfermagem e gostaria de abrir uma cooperativa de home care, como faço pra conseguir?
Responder
Andréia, é preciso reunir outros profissionais interessados e reunir alguns documentos. Órgãos específicos podem orientar esse processo, como a Organização das Cooperativas Brasileiras (https://www.ocb.org.br/como-montar-uma-cooperativa) e o Sebrae (https://cutt.ly/pLcc2cz), ou consultar um advogado trabalhista.
Responder
Olá,quero saber como vai fica o salario dos coopertivado após a lei,se tem direto o piso salarial.
Responder
Andreza, até a presente data (29/09/22), não se pode bater o martelo sobre esta questão, pois em 04/09/22 o STF concedeu medida cautelar para suspender a vigência da Lei nº 14.434, de agosto de 2022, em resposta à ação direta de inconstitucionalidade (ADI) que foi movida pela Confederação Nacional de Saúde. Foi concedido prazo de 60 dias para os ministérios da Economia e da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e Federação Brasileira de Hospitais prestarem esclarecimentos sobre a situação financeira de estados e municípios; a empregabilidade e risco de demissão em massa de profissionais da saúde; e o risco de fechamento de leitos com a redução nos quadros de enfermeiros e técnicos.
Responder
(Video) COOPERATIVAS E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM #ENFERMAGEM #ALZHEIMER #PARKINSON
Sou enfermeira, tenho interesse em fazer parte de uma cooperativa.. como faço? Sou de Salvador Bahia.
Responder
Sheila, existem diversas cooperativas de enfermagem pelo Brasil. Informe-se sobre alguma opção próxima à sua localidade e verifique os requisitos necessários para fazer parte. Uma pesquisa na internet pode ajudar.
Responder
Bom dia. A cooperativa pode fazer a escala de um serviço público de saúde?
Responder
Se nas atribuições do contrato entre o serviço público e a cooperativa constar a confecção de escala, é possível.
Responder
Newsletter
Assine e receba nossos conteúdos sobre gestão de escalas em primeira mão
Categorias
- Escalas de trabalho
- Gestão de pessoas
- Inovação e tecnologia
- Leis trabalhistas
- Notícias do Escala
- Trabalho flexível
Últimas postagens
Como fazer uma reunião produtiva em 6 passos
30/11/2022
Espaços de trabalho: como organizar sem erros
23/11/2022
Aprenda a fazer reserva de salas em poucos cliques
16/11/2022
Principais guias
Jornada de trabalho: o que você precisa saber
Home office: como organizar escalas para times remotos
Compliance trabalhista: tudo que você precisa saber
Adicional noturno: como calcular
Utilizamos cookies para analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar no site, você nos autoriza a coletar e usar essas informações. Leia maisAceitar
FAQs
Como funciona um sistema de cooperativa? ›
Uma sociedade cooperativa é uma livre associação entre trabalhadores da mesma atividade econômica. O grupo se forma para prestar serviços de qualidade aos membros e para obter vantagens competitivas no mercado. Para ilustrar, digamos que você precise adquirir equipamentos antes de abrir uma loja.
Quem são os cooperados da saúde? ›Sendo assim, cooperativa de saúde, deve ser formada por profissionais que tem por objetivo prestar serviços em suas diferentes áreas de atuação – médicos, auxiliares de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, entre outros.
Qual é o conceito de cooperativa? ›Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade.
Como funciona o cooperativismo no Brasil? ›No Brasil, o cooperativismo está presente em diversos ramos, como agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, dentre outros. O principal objetivo é promover, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico e social e o individual e coletivo, sempre de maneira sustentável e equilibrada.
O que é uma cooperativa de enfermagem? ›As cooperativas de enfermagem são associações autônomas de enfermeiros formados que se unem, voluntariamente, para suprir demandas e necessidades econômicas e sociais. Tudo isso através de uma organização de propriedade comum e administrada de forma democrática.
Quais as vantagens e desvantagens de uma cooperativa? ›Abaixo listamos algumas vantagens da sociedade cooperativa: Fácil constituição: A formação de uma organização cooperativa é simples se comparada à de qualquer outra organização empresarial. Não limita quantidade de pessoas, o processo de registro é simples e também não restringe a entrada e saída de membros.
Quanto paga uma cooperativa de enfermagem? ›Vale ressaltar que todos os sócios cooperados têm direito de uma retirada mínima e esse valor é calculado com base no piso salarial da categoria. O cálculo é simples: basta dividir o valor do piso ( Técnicos em Enfermagem 3.325,00 e os Auxiliares de Enfermagem R$ 2.375,00.)
Como funciona a remuneração dos cooperados? ›Os ganhos são compartilhados de forma proporcional aos serviços realizados pelos cooperados. Portanto, não há nem o pagamento de salários, nem o recebimento de valores fixos. Na cooperativa, diversos profissionais que realizam uma atividade em comum se reúnem para melhorar a renda e as condições de trabalho.
Quais são as vantagens de uma cooperativa? ›- Constante desenvolvimento. ...
- Ser proprietário do negócio. ...
- Formação mais facilitada. ...
- Taxas reduzidas para o trabalhador cooperado. ...
- Um ajudando ao outro. ...
- Preocupação da cooperativa com a comunidade.
A sociedade cooperativa será administrada por uma diretoria ou conselho de administração ou ainda outros órgãos necessários à administração previstos no estatuto, composto exclusivamente de associados eleitos pela assembleia geral, com mandato nunca superior a quatro anos sendo obrigatória a renovação de, no mínimo, 1/ ...
Quais são os 7 princípios do cooperativismo e para que serve? ›
A finalidade dos 7 princípios do cooperativismo é que sejam linhas orientadoras de ação. Ou seja, que permitam às cooperativas colocar em prática seus valores. Estes são pautadas por ideia de democracia, liberdade, equidade, solidariedade e justiça social.
Quais os 5 valores do cooperativismo? ›As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade.
Qual o papel de cada participante em uma cooperativa? ›Organizadas democrática e economicamente, as cooperativas contam com participação livre, bem como igualdade de direitos e deveres entre todos os associados. Os associados são todos donos da instituição. São responsáveis pela cooperativa e a participação de cada um impulsiona o funcionamento de toda a estrutura.
Quem trabalha em cooperativa tem direito ao piso salarial? ›Já os profissionais que são servidores públicos só receberão a partir de 2023. 5. Trabalhadores de cooperativas tem direito a este piso salarial? SIM.
O que é trabalhar em uma cooperativa? ›Os profissionais que se associam à cooperativa são chamados de sócios cooperados. Dentre eles, estão os que prestam serviços aos clientes, as empresas que contratam esses serviços são chamadas de tomadoras.
O que é preciso fazer para associar a uma cooperativa? ›Vá até a loja da Coop mais próxima e procure o balcão de Atendimento ao Cooperado. Tenha em mãos um documento com foto e seu CPF. Lembre-se de sempre se identificar ao fazer suas compras na Coop, informando seu CPF ou número de matrícula.
Quais os riscos de uma cooperativa? ›Assim como qualquer outra instituição, muitos são os riscos ao qual uma cooperativa está exposta, como exemplo, da visão macroeconômica, tem-se o risco financeiro de mercado como taxas de juros e mudanças no cenário político e econômico, que num país como o Brasil são variáveismuito instáveis.
Quais os pontos negativos de uma cooperativa? ›Dependência do governo: essa sociedade não é capaz de levantar seus próprios recursos. As fontes de financiamento são limitadas e depende-se muito dos fundos do governo, que são incertos. Falta de habilidades gerenciais: a administração fica a cargo do comitê gestor, eleito pelos membros da cooperativa.
Quantas pessoas são necessárias para se formar uma cooperativa? ›Em geral, uma cooperativa precisa de, no mínimo, 20 pessoas para ser constituída. Mas no caso das cooperativas de trabalho ou produção, 7 pessoas são suficientes.
Quanto se cobra para fazer curativo? ›Ações Desenvolvidas | Quadro | Valor |
---|---|---|
6.4 curativo limpo | I-II-III | 18,17 |
6.5 curativo infectado | I-II-III | 28,90 |
6.6 curativo e troca de bolsas em estomas | I-II-III | 21,76 |
6.7 curativo e troca de cânula de traqueostomia | I-II-III | 21,76 |
Quanto ganha um dono de cooperativa? ›
Porte | Trainee | Pleno |
---|---|---|
Grande Empresa | R$ 2.813,19 | R$ 4.395,61 |
Média Empresa | R$ 2.163,99 | R$ 3.381,24 |
Pequena Empresa | R$ 1.664,61 | R$ 2.600,95 |
Tamanho | Nordeste | Centro-Oeste |
---|---|---|
Micro | 1.724 | 2.720 |
Pequena | 2.211 | 3.219 |
Media | 2.681 | 3.293 |
Grande | 1.771 | 2.608 |
Sócios-cooperados têm direito às férias? A lei determina que os sócios-cooperados tenham direito ao descanso anual remunerado, equivalente a férias. Ou seja, depois de um ano atuando como sócio cooperado no projeto, o profissional pode ter direito ao seu descanso.
Quem trabalha em cooperativa tem carteira assinada? ›Guia Trabalhista
“Qualquer que seja o ramo de atividade da sociedade cooperativa, não existe vínculo empregatício entre ela e seus associados, nem entre estes e os tomadores de serviços daquelas”.
O agente cooperado, quando atua em uma legítima cooperativa não possui direitos trabalhistas. Todavia, quando há configuração da fraude por desvio de finalidade, ou seja, quando a cooperativa atua como mera intermediadora de mão de obra, podem ser exigidos os direitos trabalhistas, tais como: fundo de garantia (FGTS)
Qual a diferença entre empregado e cooperado? ›A primeira distinção entre o vínculo do cooperado com a sua entidade e a relação criada a partir do contrato de trabalho é que o verdadeiro cooperado subscreve cotas do capital social e, embora seu labor não seja gratuito, assim como a relação de emprego, o pagamento por ele recebido não representa salário.
Como uma cooperativa ajuda o cooperado? ›Um sistema de cooperativa não busca o lucro. Na verdade, todo o capital é utilizado apenas para manter as operações, quitar dívidas e fazer com que tudo funcione entre as partes. Por conta disso, é possível aproveitar as sobras. No encerramento de cada exercício, o resultado é dividido por todos.
Quem toma as decisões em uma cooperativa? ›O COOPERADO É QUEM MANDA
As principais decisões de uma cooperativa, como a eleição da diretoria, a escolha dos conselheiros e a definição da política de distribuição dos resultados são tomadas pela Assembleia Geral — órgão soberano composto por todos os cooperados ou por representantes destes (delegados).
Na sociedade cooperativa, a responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada. §1o É limitada a responsabilidade na cooperativa em que o sócio responde somente pelo valor de suas quotas e pelo prejuízo verificado nas operações sociais, guardada a proporção de sua participação nas mesmas operações.
Quem fiscaliza uma cooperativa? ›O Conselho Fiscal deve ser órgão independente da administração da cooperativa, com o objetivo de fiscalizá-la como representante dos interesses dos associados. 3.1. Cabe ao Conselho Fiscal verificar as obrigações legais e estatutárias e o exame da gestão e dos atos que tenham impacto sobre os resultados da cooperativa.
Quais são os 7 valores do cooperativismo? ›
- Adesão livre e voluntária. ...
- Gestão democrática. ...
- Participação econômica. ...
- Autonomia e independência. ...
- Educação, formação e informação. ...
- Intercooperação. ...
- Interesse pela comunidade.
O cooperativismo é um movimento que nasceu como um instrumento de desenvolvimento socioeconômico. É uma forma de aliviar efeitos das crises e de contribuir para a redução da desigualdade. E nos últimos anos, com o crescimento contínuo de crises econômicas e sociais, foi constatado um aumento de cooperativas.
O que o cooperativismo defende? ›O cooperativismo pode ser definido como a colaboração entre pessoas com interesses em comum . Quando elas se juntam, conseguem vantagens que dificilmente conquistariam sozinhas. O começo de tudo foi em 1844, na cidade de Rochdale, interior da Inglaterra.
Qual é a maior cooperativa do Brasil? ›1º | Copersucar
A maior organização cooperativa do Brasil é formada por 34 usinas pertencentes a 20 grupos econômicos e espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás.
Entre as funções do presidente, cabe providenciar os meios necessários para o alcance dos objetivos gerais da cooperativa, conforme discutidos e aprovados em assembléia geral de sócios.
Quais as características da cooperativa? ›Cooperativa é uma associação de pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
Qual a diferença entre um sindicato é uma cooperativa? ›Os sócios de uma cooperativa possuem direitos trabalhistas, como jornada diária de 8 horas diárias e 44 horas semanais, repouso semanal e anual remunerado e salários não inferiores ao piso. Já a função do sindicato é trabalhar para que esses direitos sejam garantidos dentro de sua classe.
Quem fundou a primeira cooperativa? ›A MAIS ANTIGA, AINDA EM ATIVIDADE
Em 1902, o padre suíço Theodor Amstad fundou a primeira cooperativa de crédito do Brasil: a Sicredi Pioneira, que continua até hoje em atividade.
O capital depositado pelos associados é remunerado anualmente em até 100% da taxa Selic. O índice de correção pode ser escolhido pela cooperativa, mas é limitado ao máximo que a Selic atingir. Na maioria dos casos, esses juros são somados à cota do capital social de cada cooperado, que vai crescendo ao longo dos anos.
Como é feita a distribuição do dinheiro em uma cooperativa? ›A lei sabiamente prevê que a devolução das sobras será proporcional às operações realizadas pelo cooperado ou conforme previsão estatutária. As sobras constituem as economias da cooperativa para os associados e, no final de cada ano, são distribuídas de acordo com o valor das operações realizadas por cada cooperado.
Quais são os benefícios de fazer parte de uma cooperativa? ›
- Constante desenvolvimento. ...
- Ser proprietário do negócio. ...
- Formação mais facilitada. ...
- Taxas reduzidas para o trabalhador cooperado. ...
- Um ajudando ao outro. ...
- Preocupação da cooperativa com a comunidade.
Cooperativa é uma associação de, no mínimo, 20 (vinte) pessoas com interesses comuns, economicamente organizada de forma democrática, isto é, contando com a participação livre de todos e respeitando direitos e deveres de cada um de seus cooperados, aos quais presta serviços, sem fins lucrativos.
Quem fica com os lucros da cooperativa? ›Em outras instituições, como os bancos tradicionais, essas sobras se consolidam como lucros e são distribuídas entre os acionistas. Já no caso de uma cooperativa de crédito, o total é dividido entre todos os cooperados.
Quanto ganha um cooperado? ›Qual é o salário de Cooperado? O salário médio nacional de Cooperado é de R$2.145 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Cooperado na sua região. As estimativas de salários têm como base os 1 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por funcionários com o cargo de Cooperado.
Quem é o dono de uma cooperativa? ›A propriedade coletiva é um patrimônio que pertence a uma sociedade e não a um único indivíduo. Dessa forma devemos concluir que a cooperativa é a junção da sociedade de pessoas com a empresa coletiva. E sendo assim, a cooperativa não tem sócios – são os sócios que têm a cooperativa.
Quantas pessoas são necessárias para formar uma cooperativa? ›Em geral, uma cooperativa precisa de, no mínimo, 20 pessoas para ser constituída. Mas no caso das cooperativas de trabalho ou produção, 7 pessoas são suficientes.
Qual o papel do cooperado quanto dono da cooperativa? ›Em uma cooperativa, os associados passam a ter mais de um papel na sua estrutura, pois, além de serem os clientes, também se configuram como sócio proprietários, fato agravado no caso das cooperativas de trabalho, onde os cooperados também atuam na prestação de serviços.
Qual é o objetivo das cooperativas? ›Estamos falando do cooperativismo. Essa filosofia permite a união de interesses aparentemente antagônicos, como desenvolvimento econômico e desenvolvimento social. A ideia é que todas as pessoas prosperem juntas, o que garante a elas melhores oportunidades e um futuro mais justo.
Qual é o papel de cada participante em uma cooperativa? ›Organizadas democrática e economicamente, as cooperativas contam com participação livre, bem como igualdade de direitos e deveres entre todos os associados. Os associados são todos donos da instituição. São responsáveis pela cooperativa e a participação de cada um impulsiona o funcionamento de toda a estrutura.
Quais são os impostos pagos por uma cooperativa? ›As cooperativas pagam Imposto de Renda (IRPJ) e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre os atos não-cooperativos. O parágrafo único do artigo 79 da Lei 5.764/1971 estipula que o ato cooperativo não implica operação de mercado, nem contrato de compra e venda de produto ou mercadoria.
Quais são os princípios cooperativistas? ›
Os princípios do cooperativismo afirmam que a cooperação entre as cooperativas fortalecem o movimento como um todo. E a intercooperação pode ocorrer em diversos níveis. Como exemplo, por meio de estruturas locais, regionais, nacionais, internacionais.