Lição 05 - 2º trimestre de 2023 - A necessidade da reconexão entre o ser humano e Seu Criador (2024)

Colabore para aexpansão do Reino de Deus, enviando um PIX de qualquer valor!

PIX:marciocelsocarmo@gmail.com

Tenha em mãostodos os 640 Hinos da Harpa Cristã com letra, cifra, partitura, em PDF, podendoser aberto em qualquer dispositivo, celular, tablete, notebook e PC:Acesse:https://hotm.art/Zi2eN1

Lição 05 – 30 de abril de2023 – Editora BETEL

A necessidadeda reconexão entre o ser humano e Seu Criador

SLIDES /VISUALIZAR/BAIXAR

Lição 05 - 2º trimestre de 2023 - A necessidade da reconexão entre o ser humano e Seu Criador (1)

HINOS SUGERIDOS

Hino 92

Hino 169

Hino 171

Hino 172

Sobre a necessidadede reconexão com Deus

Jeremias 29.13. Em todasituação o povo de Deus tem a responsabilidade de buscar ao Senhor, de orar ede pedir a ele que cumpra suas promessas, pois a Palavra e a oração caminhamjuntas (Atos 6.4). O propósito da disciplina é fazer com que busquemos ao Senhor,confessemos nossos pecados e nos acheguemos a Deus (Hebreus 12.3-13). De acordocom Jeremias 29.14, essas promessas vão além dos judeus cativos na Babilônia eincluem todo o Israel ao redor do mundo. Jeremias estava olhando mais adiante,para o final dos tempos, quando Israel seria reunido para encontrar-se com oMessias e entrar no reino (lsaías 10.20, 12.6).

Deus noschama desde a Criação para um relacionamento com Ele, nos criou e deu a nós,seres humanos a capacidade de entendermos a complexidade e a grandeza de Sua Obra.Deu-nos principalmente a consciência de que, se aqui estamos, foi porque temosum Deus maravilhoso que está disponível e atento às nossas petições.

Mas,acima de tudo, o Senhor quer relacionamento sincero com Ele. Não nos cabe aquicitar aqueles que, por ignorância ou por falta de sensibilidade, negam aexistência do Criador. A esses só nos resta desejar que conheçam verdadeiramentea Deus e se convertam a Seu Caminho.

Uma vezcientes da existência do Criador, cientes da longanimidade e das misericórdiasde nosso Senhor, procuremos nos achegar a Ele, com preces, louvores, temor etremor, sabendo que somos totalmente dependentes de Sua soberana vontade. Foipara esse fim que Ele nos criou, afinal, e temos que honrá-Lo em tudo o quefazemos ou pensamos.

O que avida faz conosco depende, em grande parte, daquilo que encontra em nós. Sebuscarmos ao Senhor e fizermos sua vontade, então as circunstâncias nosfortalecerão e nos prepararão para o que Deus tem planejado. Se nos rebelarmosou se procurarmos atalhos fáceis e rápidos, então as circunstâncias nosdestruirão e nos afastarão do futuro que Deus quer que desfrutemos. O mesmo solque derrete o gelo também endurece a argila.

Ospensamentos e planos de Deus a nosso respeito vêm do coração d’Ele e nosconduzem à Sua paz. Por que procurar substitutos?

Gênesis 4.1-2, 25-26. Deusordenou a nossos primeiros ancestrais: "sede fecundos, multiplicai-vos,enchei a terra" (Gênesis 1.28), e eles obedeceram a essa ordem (Gênesis5.4). Apesar de ser verdade que a constituição de uma família não é o único propósitodo casamento e que nem todo casamento é abençoado com filhos, também é fato queos filhos são uma dádiva preciosa de Deus (Gênesis 33.5; 48.9; Salmos 127.3) edevem ser recebidos com alegria. O povo judeu do Antigo Testamento e os cristãosda igreja primitiva ficariam estarrecidos com as estatísticas de abortos nosdias de hoje e com as filosofias das pessoas associadas a essa prática.

O nome "Caim"tem um som parecido com a palavra hebraica para "adquirido".Eva louvou a Deus por ajudá-la durante sua gestação. Afinal, era umaexperiência nova, e ela não contava com um médico ou parteira para ajudá-la.Depois de sua segunda gestação, ela deu à luz Abel. Seu nome significa "fôlego",e é a palavra traduzida por "vaidade" pelo menos trinta e trêsvezes no Livro de Eclesiastes.

O nomede Caim nos lembra que a vida vem de Deus, enquanto o de Abel nos diz que a vidaé breve. Gênesis é a história de uma família e fala um bocado sobre irmãos.Pelo fato de ser o filho primogênito, Caim era especial. No entanto, por causade seu pecado, perdeu tudo, e Sete tomou seu lugar (Gênesis 4.25). Ismael era oprimogênito de Abraão, mas Deus escolheu Isaque. Esaú era o primogênito de Isaque,mas foi preterido e seu lugar foi tomado por Jacó; por fim, Rúben, oprimogênito de Jacó, foi substituído pelos dois filhos de José (Gênesis 49.3-4;1 Crônicas 5.1-2). De fato, Deus chegou a reorganizar a ordem de nascimento dosfilhos de José (Gênesis 48.8-22). Ao longo da história do Antigo Testamento, asoberania de Deus é demonstrada nas escolhas d’Ele com referência a quemreceberá sua bênção, uma vez que tudo o que recebemos é pela graça de Deus.

Arivalidade entre irmãos é outro tema de Gênesis. Ismael perseguiu Isaque; Jacó fugiude casa para não ser morto por Esaú; os irmãos de José tinham a intenção de matá-lo,mas resolveram vendê-lo como escravo.

Quando opecado entrou na raça humana, deu-nos um legado de lares com problemas edesfeitos, e somente o Senhor pode restaurar as famílias.

À medidaque seus filhos foram crescendo, Adão colocou-os para trabalhar nos campos. Como passar dos anos, tornou-se evidente que cada menino tinha seus própriosinteresses e aptidões. Caim tornou-se lavrador, e Abel, pastor, o primeiro demuitos pastores que encontramos na Bíblia, como Abraão, Isaque, Jacó e seusfilhos, Moisés e Davi.

Semdúvida, Adão ensinou a seus filhos o motivo de precisarem trabalhar: era partedo mandamento de Deus na criação, e eles eram colaboradores de Deus (Gênesis 1.26-31).O trabalho não é um castigo de Deus por causa do pecado, pois Adão játrabalhava no jardim antes de sua esposa cair na tentação de Satanás. Aabordagem bíblica do trabalho é que somos privilegiados em cooperar com Deus aousar as dádivas de sua criação para o bem das pessoas e a glória de Deus (ver Colossenses3.22-23; 1 Tessalonicenses 4.11-12; Eclesiastes 9.10).

O pecadohavia entrado na raça humana, e não demorou para a corrupção que originou seespalhasse e contaminasse a criação de Deus. Como um tumor canceroso, o malinfectou a civilização e, por onde passou, levou consigo a morte. Os vice-regentesde Deus na Terra, criados à imagem de Deus, não conseguiam nem administrar aprópria vida, quanto mais a criação divina, e, logo, as coisas começaram a sedesintegrar.

O únicoraio de esperança naquele tempo de escuridão era a promessa de Deus de que, umdia, um Redentor nasceria da mulher e venceria a serpente (Gênesis 315). Noentanto, Abel estava morto, de modo que não podia gerar filhos; e Caim, ohomicida incrédulo, havia deixado seu lar para construir uma cidade na terra deNode, a leste do Éden. A promessa de Deus iria mesmo se cumprir? De que modo?

Deus ésoberano em todas as coisas, e seus planos não são frustrados pelos caminhos insensatose pecaminosos da humanidade. Pelo fato de ser o Deus soberano, "faztodas as coisas conforme o conselho da sua vontade" (Efésios 1.11). "Nocéu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada" (Salmo 115.3). OSenhor permitiu que Eva concebesse e desse à luz um filho, ao qual ela chamoude Sete, que significa "concedido", pois Deus o escolheu para substituirAbel.

Seteestava com cento e cinco anos quando seu filho, Enos, nasceu (Gênesis 5.6). "Enos"significa "homem" e vem de uma palavra hebraica que quer dizer"frágil, fraco". É o termo usado para identificar o ser humanoque enfatiza quão frágeis e fracos somos.

Há algoextraordinário registrado em relação ao nascimento desse menino: naquela época,o povo começou a reunir-se para adorar a Deus, proclamar seu nome e orar. Houveum reavivamento do culto público e das orações sinceras quando os descendentes deSete passaram a reunir-se em nome do Senhor. Enquanto os descendentes perversosde Caim se vangloriavam de sua força e valentia (Gênesis 4.23-24), osdescendentes piedosos de Sete davam glórias ao nome do Senhor.

Ao longode toda a história sagrada, foi o remanescente piedoso que sempre deucontinuidade à obra do Senhor neste mundo. De tempos em tempos, a nação deIsrael se perdeu na idolatria e na letargia espiritual, mas um remanescente decrentes foi levantado para manter a chama ardendo. Essas pessoas corajosas clamarama Deus pedindo livramento, e ele as ouviu e respondeu às suas orações.

Hoje,nós, a Igreja de Cristo, somos o remanescente que leva a chama do Evangelho portodo o mundo, até os confins da terra, e sustentamos, através da fé e da oraçãoconstante o tênue equilíbrio entre as forças do bem e do mal. Vivemos temposdifíceis, tais como nos dias de Noé, e não tarda que nosso Senhor Jesus voltepara nos arrebatar. Sejamos vigilantes, estejamos preparados para enfrentarestes dias de prova, pois o inimigo está furioso com sua derrota iminente.

Vigiar eorar, andar em santidade e com fidelidade a Deus, espalhar a chama da fé emCristo onde quer que estejamos, seja esta a nossa postura. Deus ainda está nocontrole de todas as coisas e não se esquece de nenhum de nós.

Umasemana abençoada para todos os irmãos, na Paz do Senhor Jesus Cristo!

Márcio Celso

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Editora Betel 2ºTrimestre de 2023, ano 33 nº 127 – Revista da Escola Bíblica Dominical - Jovense Adultos – Professor – Gênesis – A segurança de viver pela fé nas promessas deDeus – Bispo Abner Ferreira.

Sociedade Bíblicado Brasil – 2009 – Bíblia Sagrada – João Ferreira de Almeida – Revista eCorrigida.

Sociedade Bíblicado Brasil – 2007 – Bíblia do Obreiro – João Ferreira de Almeida – Revista eAtualizada.

Editora Vida –2014 - Bíblia Judaica Completa – David H. Stern, Rogério Portella, Celso EronildesFernandes.

Editora Vida –2014 – Bíblia de Estudo Arqueológica – Nova Versão Internacional.

Editora CentralGospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Antigo Testamento – Earl D.Radmarcher, Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.

Editora CentralGospel – 2010 - O Novo Comentário Bíblico – Novo Testamento – Earl D. Radmarcher,Ronald B. Allen e H. Wayne House – Rio de Janeiro.

Editora Vida –2004 – Comentário Bíblico do Professor – Lawrence Richards.

Editora CentralGospel – 2005 – Manual Bíblico Ryken – Um guia para o entendimento da Bíblia –Leland Ryken, Philip Ryken e James Wilhoit.

Editora CPAD –2017 – História dos Hebreus – Flávio Josefo.

Editora Vida – 2014– Manual Bíblico de Halley – Edição revista e ampliada – Nova versão internacional– Henry Hampton Halley – tradução: Gordon Chown.

Editora MundoCristão – 2010 – Comentário Bíblico Africano - editor geral Tokunboh Adeyemo.

Editora CPAD –2010 – Comentário Bíblico Mathew Henry – Tradução: Degmar Ribas Júnior, MarceloSiqueira Gonçalves, Maria Helena Penteado Aranha, Paulo José Benício.

Editora MundoCristão – 2011 - Comentário Bíblico Popular — Antigo e Novo Testamento -William MacDonald - editada com introduções de Art Farstad.

EditoraGeográfica – 2007 – Comentário Bíblico Expositivo Wiersbe – Antigo Testamento –Volume 2 – Tradução: Susana E. Klassen.

Editora Geográfica– 2007 – Comentário Bíblico Expositivo Wiersbe – Novo Testamento – Volume 1 –Tradução: Susana E. Klassen.

Lição 05 - 2º trimestre de 2023 - A necessidade da reconexão entre o ser humano e Seu Criador (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Mrs. Angelic Larkin

Last Updated:

Views: 5601

Rating: 4.7 / 5 (47 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Mrs. Angelic Larkin

Birthday: 1992-06-28

Address: Apt. 413 8275 Mueller Overpass, South Magnolia, IA 99527-6023

Phone: +6824704719725

Job: District Real-Estate Facilitator

Hobby: Letterboxing, Vacation, Poi, Homebrewing, Mountain biking, Slacklining, Cabaret

Introduction: My name is Mrs. Angelic Larkin, I am a cute, charming, funny, determined, inexpensive, joyous, cheerful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.